sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Do sonho aos ares



Do sonho aos ares
Refletindo...


A mensagem transmitida pelo vídeo “Do sonho aos ares” nos faz refletir sobre os caminhos que são percorridos desde a idealização de um projeto, até a concretização do mesmo. Caminhos estes, percorridos e marcados de tentativas, erros, acertos, ...
Com a informática não foi diferente. O que antes era apenas o sonho de uma máquina que gerenciasse os processos dentro de uma organização, hoje se tornou um recurso indispensável, por menor que seja o trabalho realizado. A informática invadiu também as nossas casas, se manifestando até mesmo na forma de pequenos chips de controle remoto. Não satisfeita, ela ainda desbravou os muros escolares e atualmente, estudamos a melhor forma de usufruir de seus benefícios na melhoria da qualidade do ensino.
Hoje somos rodeados por computadores em qualquer lugar que estejamos (lojas, supermercados, escolas, hospitais, casas, etc), e mais, em qualquer etapa da vida que estamos vivendo. O fato é que a informática avançou fronteiras! Hoje, as TIC's são sinônimos de otimização de processos organizacionais, viabilizadoras da construção de conhecimentos, ferramentas de diversão e lazer, dentre muitas outras formas de manifestação.
Certo é que, a Informática, especialmente no âmbito educacional, amplia o horizonte dos educadores e acena com novas perspectivas pedagógicas. Nesse contexto, o professor deixa de ser um mero fornecedor de informações para se tornar um promotor de situações de aprendizagem.
Cabe ressaltar que, muitas vezes, as escolas dispõem de equipamentos mas engatinham na maneira de utilizá-los. Sabemos que, os professores que não acompanharem a informática, ficarão marginalizados pelos seus próprios alunos, afinal, eles nasceram na era da tecnologia.
Enfim, a informática vem viabilizar a educação integrada e inteligente, em substituição a educação convencional. Para que isso aconteça satisfatoriamente, faz-se necessária a preparação e atualização de professores e gestores com o intuito de fornecer as ferramentas básicas para conduzir o aluno na produção do seu conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário